O processo campeão do prêmio de “Melhor Feedback” e “Melhor Experiência”

O processo campeão do prêmio de “Melhor Feedback” e “Melhor Experiência”
Arte desenvolvida por Gregorio Cavallari

O processo de recrutamento e seleção campeão do prêmio de “Melhor Feedback” e “Melhor Experiência”

A ZRP teve o imenso prazer de participar do “Revelo Awards 2021”, evento realizado pela Revelo — nossa parceira na área de captação de talentos — onde ocorreram inúmeras premiações voltadas ao trabalho realizado pelos seus clientes na área de recrutamento e seleção através de sua plataforma.

Representados pelo Pedro Gryzinsky e Rafael Costella, dois dos nossos co-fundadores, e pela Carolina Estevam, nossa Gerente de Recursos Humanos, tivemos a imensa satisfação de sair premiados na categoria de “Melhor Experiência”, que enaltece a empresa que promove com grande expertise um processo seletivo mais humanizado e altamente focado no candidato. A ZRP também foi a empresa mais bem avaliada pelos candidatos entrevistados em 2020, aonde fomos reconhecidos como “Melhor Feedback”.

Em razão desse grande momento de conquista, resolvemos então compartilhar aquilo que nos faz ser reconhecidos e valorizados neste sentido, demonstrando a parte boa de confiar no lado humano dentro dos nossos processos seletivos e as vantagens de focar no que realmente importa: a construção de uma parceria de sucesso com o candidato.

Nossos processos carregam o valor da humanização, ou seja, o nosso objetivo é construir uma relação, com nossos colaboradores e clientes, onde todos ganhem e estejam comprometidos e satisfeitos. Acreditamos que investir na valorização das pessoas e das equipes através do respeito e empatia é fundamental para o sucesso da nossa empresa.

Vale dizer que o recrutamento e seleção de pessoas não pode ser um bicho de sete cabeças para nenhum dos lados envolvidos. Como uma empresa que agrega valor através do ágil, é fundamental tornarmos nosso trabalho aqui espelho dos nossos valores. Se prezamos por uma comunicação clara e assertiva, um ambiente horizontal e o crescimento contínuo, por que não transpassar isso para todo o processo?

A preocupação em manter o candidato calmo e confortável no processo é constante. Um candidato conquistado na primeira fase é um candidato motivado no restante do processo e um candidato que vai se esforçar mais em mostrar o melhor de si, que vai priorizar sua empresa nos processos seletivos (ponto-chave para o mercado de tecnologia) e, como resultado para a empresa, vai diretamente contribuir para atingirmos mais agilidade e assertividade no processo.

Daí podem surgir questionamentos de: Como agir? O que fazer para conquistar os candidatos e ser conquistado por eles? No que investir?

Nós defendemos alguns pontos que o processo seletivo deve ter para proporcionar a melhor experiência para o candidato:

O RH e o candidato estão na mesma posição

Ambos buscam preencher aquela posição, ambos querem mostrar o que podem oferecer um ao outro. Distanciar-se e colocar-se acima do candidato só causa medo, nervosismo e limitações na comunicação. Por que não levar em consideração que ambos querem a mesma coisa ali?

Apenas trate o outro da forma como gostaria de ser tratado, e quando falamos nisso, não estamos nos referindo ao respeito apenas, mas sim ir além, encantar através da simplicidade desse momento. Algumas dicas são: sempre manter o mínimo possível de burocracia, tornando o ambiente da entrevista altamente flexível, ao qual o candidato se sinta convidado a participar como ator principal deste processo.

A peça fundamental para que isso aconteça é garantir uma comunicação de mão dupla, onde exista espaço para falar, ouvir e ser ouvido. Garantir que o candidato entenda o que está sendo dito é uma grande responsabilidade, e manter uma conversa em tom casual ajuda em muito, bem como explicar tecnicalidades e ser compreensivo caso o candidato não entenda algo. Se tem um momento certo para se fazer perguntas é no processo seletivo!

Transparência

Se apresentar, apresentar o processo (o que vai acontecer, o que é esperado dele naquele momento, qual o objetivo), apresentar a empresa e a vaga e apresentar o que vai acontecer depois daquele momento, e principalmente cumprir com tudo que foi combinado no primeiro contato.

É essencial trabalhar de forma clara, rápida e efetiva para alcançar aquilo que desejamos, dessa forma manter uma relação transparente e horizontal é fundamental para tornar uma entrevista, um desafio técnico ou até mesmo um feedback do processo seletivo, algo produtivo e valioso que auxiliará na conquista do candidato desde o primeiro contato.

Aconteceu um imprevisto ou alguma mudança no meio do processo? Seja transparente e avise o candidato (e deixe espaço aberto para que o candidato tenha o mesmo espaço)!

Quando as expectativas de ambos estão alinhadas, o recrutamento fica bem mais rápido e certeiro. Não tem porque levar o candidato até a última fase sabendo que você não vai suprir as expectativas dele. Um candidato que está munido das opções pode tomar uma decisão mais acertada com o seu momento e com isso não se frustrar ou alongar o processo seletivo.

Liberdade no processo

Deixe o candidato livre para falar por si o que ele acha que é importante. Dê opções para ele de como ele prefere fazer o processo seletivo e de como ele acredita que pode entregar mais valor num desafio dentro do tempo que ele tem livre para isso, por exemplo.

Ao focalizar os esforços na criação do melhor ambiente possível para o candidato, conseguimos extrair dele informações valiosas, reduzir nervosismos e tornar a conversa mais amigável. Dar espaço de fala para o candidato se expressar e alinhar desde o início a melhor forma de se fazer essa conversa é essencial para qualquer processo seletivo que paute tornar esta uma experiência de valor para ambos os lados. Isso está intimamente ligado à estruturação de um ambiente sem hierarquias, uma conversa com olhos para o mesmo objetivo, a criação de uma nova relação de sucesso.

Damos geralmente duas formas de testar a parte técnica dos candidatos, uma ao vivo, que demanda menos tempo para o candidato e que podemos observar toda a linha de raciocínio empregada, e uma escrita, onde o candidato tem mais tempo para realizar o desafio e nos entregar o resultado para análise. Em ambos os casos o candidato é quem decide quais partes ele quer fazer ou não (sem ser penalizado por isso), bem como quais ferramentas quer usar. A entrega de valor pode acontecer de várias formas, e é ela que importa mais!

Feedbacks também são essenciais

Além dos feedbacks comuns entre as fases do processo, a ZRP reserva uma fase inteira do processo dedicado a dar feedback e dicas de melhoria ao candidato. E esse passo só é possível porque incluímos todos os nossos colaboradores no processo. Dev corrige desafio de Dev, QA de QA, e assim em diante, sendo os responsáveis por dar o feedback técnico ao candidato.

A satisfação do candidato em fazer parte disso é visível quando as razões para a sua seleção são colocadas à mesa, pois, é fundamental deixar sempre claro os motivos que levaram a sua aprovação ou não em um processo seletivo. Vale lembrar também que um “não” nunca é definitivo, e nesse sentido prezamos pela construção de um banco de talentos que possibilita a retomada de contato com profissionais que possuem a nossa essência, mas que por alguma razão não tenham atendido às expectativas naquele momento.

O primeiro contato não é o último contato

Todos os registros de conversa com os candidatos ficam guardados no nosso banco de talentos e é por lá que começamos quando uma vaga abre.

Não é porque um candidato não é aderente a uma vaga que ele não possa ser em outras, se existe fit cultural, o candidato pode ser o perfil ideal técnico para outra vaga. Pessoas evoluem e aprendem coisas novas e o perfil que não foi um fit hoje pode ser o fit perfeito daqui 1 ano.

Agora, por que investimos num processo humanizado?

Um candidato engajado desde o começo é um profissional que vai entrar engajado na empresa e isso é um incentivo extra para um colaborador bem alinhado com a cultura organizacional e motivado a crescer na empresa. O exemplo de como lidar e trabalhar com as pessoas vem desde o primeiro contato, a primeira impressão é a que fica!

A imagem gerada através de um processo mais humanizado vai além da contratação de bons profissionais, provoca a disseminação da nossa marca e cultura. A transparência nas informações dadas ao deixar explícito quem somos e o que fazemos, o feedback contínuo durante todo o processo e a pluralidade de formas de se avaliar candidatos em nossas entrevistas geram insumos para decisões estratégicas que dificilmente seriam alcançados em um processo padronizado.

Ao juntar tudo, fortalece-se a relação candidato-empresa desde os primeiros momentos, garantindo maior taxa de sucesso no processo. A mesma premissa serve para processos seletivos voltados aos nossos clientes, até porque seguir o caminho da humanização vai muito além de fortalecer o interno, trata-se também de externalizar, em ações e processos, essa característica, fazendo todo o possível (e o impossível às vezes) para garantir a satisfação de todos: clientes, candidatos e recrutadores.

Construa um processo humanizado!

Em resumo, escute ativamente, seja altamente transparente e promova uma comunicação empática dentro de um processo bem estruturado de avaliação e veja as coisas acontecerem.

Conquistar bons profissionais vai muito além de oferecer o maior salário, é uma via de mão dupla no reconhecimento de propostas inovadoras e alinhamento das expectativas, desde o início, de ambos lados, isso é o que garante um alto valor da humanização no recrutamento e seleção.

Somos uma empresa comprometida com pessoas. Nossa missão é desenvolver e gerir as melhores equipes de pessoas, seja para desenvolver uma solução tecnológica ou recrutar pessoas para os nossos clientes. O nosso desenvolvimento de pessoas é feito pelo exemplo, de todos para todos.

Dessa forma, o único investimento que se deve ter aqui é tempo! Construa um processo humanizado desde já ou conte com quem conhece esse contexto para apoiar suas demandas de pessoas, afinal não são precisos grandes esforços para se mudar uma conversa e torná-la mais agradável e valiosa para quem participa.

Colaboradores

Este texto só foi possível graças a colaboração dessas pessoas ✨

Precisa de ajuda com seu processo seletivo ou quer trabalhar conosco?
Acesse zrp.com.br e saiba mais